Publicado em

Jogos e atividades com adjetivos

Olá gente divertida! Hoje separei duas ✌️?ideias de jogos e atividades com adjetivos para trabalharmos a habilidade EF03LP09 da BNCC. Espero que gostem!?

“Identificar, em textos, adjetivos e sua função de atribuição de propriedades aos substantivos.” (BNCC)

Atividades com Adjetivos

Jogo dos Nomes

1. Primeiramente, peça para um dos jogadores escrever no quadro o nome de um colega ou celebridade.

2. Em seguida, esse jogador deverá escolher outro participante para definir a pessoa – cujo nome foi escrito – com qualidades que comecem com as letras do seu nome. Por exemplo: Sara

S ?? Segura
A ?? Alegre
R ?? Risonha
A ?? Alta

3. E, assim, segue o jogo enquanto houver interesse dos participantes.

Jogo A Ilha Misteriosa

A segunda atividade com adjetivos que quero apresentar é o jogo A Ilha Misteriosa disponibilizado em PDF para imprimir e montar.

Durante a brincadeira os jogadores serão estimulados a realizar várias atividades com adjetivos de uma forma lúdica e criativa.

Temática: Luzes misteriosas no meio da noite, sons estranhos, animais apavorados fugindo da ilha… Esses eram os fenômenos que estavam intrigando o povoado do continente que vivia próximo a “Ilha Misteriosa”. Muitas teorias foram formuladas pelos moradores, mas o mistério continuava rondando a ilha até que um dia foi oferecido um prêmio para quem conseguisse desvendar o mistério. Dois grupos de pesquisadores aceitaram o desafio e resolveram investigar a causa dos acontecimentos. Reuniram seus instrumentos de pesquisa e embarcaram nos barcos “Alvorada” e “Albatroz” ruma à ilha. A missão de sua equipe no jogo é ajudar os barcos a chegarem até a ilha. Entretanto, cuidado, pois é época de fortes tempestades no local que poderão desviar os barcos da rota e atrasar a viagem. Estão preparados? Então vamos começar!

como jogo o jogo com adjetivos

? Nesse vídeo ensino uma das formas de jogar.

O jogo com adjetivos é enviado em formato PDF e contém 11 páginas. Possui fácil aplicação, pois contém instruções de montagem e de como jogar passo a passo.

Atividades com adjetivos para imprimir.

Como jogar (Modo 01):

  1. Primeiramente, leia a temática do jogo para os participantes. A seguir, coloque, sobre uma mesa ou no chão, as peças “Ilha Misteriosa” e “Mar”.
  2. Logo após, solicite aos participantes que formem dois grupos e, depois, formem um círculo ao redor das peças.
  3. Em seguida, defina a ordem de participação das equipes no jogo.
  4. A seguir, coloque a folha “Desfecho” ao lado da peça “Ilha Misteriosa” e, após, solicite aos jogadores que montem uma trilha até a ilha utilizando as peças “Mar”.
  5. Posicione as peças de movimento “Barco Alvorada” e “Barco Albatroz” no início da trilha.
  6. Embaralhe as cartas “Adjetivo” e “Tempestade”, forme um baralho e coloque-o sobre a mesma superfície com as imagens viradas para baixo.
  7. Um dos jogadores da primeira equipe deverá retirar uma carta do baralho. Se cair uma carta:
    * Adjetivo, o participante deverá dizer o maior número possível de adjetivos que sirvam para descrever o desenho sorteado em até 20 segundos. Logo após, deverá colocar a carta no final do baralho e avançar o número de casas correspondente ao número de adjetivos que conseguiu dizer.
Atividade com Adjetivos

* Tempestade, o participante deverá colocar a carta no final do baralho e voltar o número de casas indicado.E, assim, segue o jogo até que uma das equipes chegue até a ilha em primeiro lugar.A equipe que ganhar deverá ler o desfecho.

8. Após, as duas equipes deverão realizar, separadamente, a atividade proposta e apresentar para o outro grupo.Por fim os grupos deverão trocar os papéis do desfecho criado e sublinhar os adjetivos utilizados no texto elaborado pelo grupo adversário.

Para adquirir o jogo A Ilha Misteriosa clique aqui.

Autora
Danielle Rimolo Rossi
Fundadora da Oficina Caminhos do Saber