Jogo de história para o Ensino Fundamental

Temática: Há mais de 2.000 anos, um poderoso rei construiu seu império em meio a uma floresta da África. Conta-se que esse soberano tinha descoberto o segredo da imortalidade e havia mandado forjar um medalhão que revelaria o mistério a quem fosse capaz de pegá-lo. De tempos em tempos, grupos de exploradores ficam sabendo da história e resolvem atravessar a floresta em busca do valioso objeto. Mas não é uma tarefa fácil. É preciso passar por um labirinto no meio da selva, enfrentar as múmias protetoras do medalhão, decifrar enigmas e evitar armadilhas que levam a covas repletas de serpentes venenosas. E, se conseguirem, ainda terão de passar por um rio infestado de piranhas que circunda o pedestal do medalhão. Até hoje, ninguém conseguiu. Será que vocês serão os primeiros?

Objetivos: Atravessar o labirinto em direção à câmara secreta e pegar o medalhão para desvendar o segredo do rei.

Como jogar:

01) Divida os participantes em quatro grupos. A seguir, defina a ordem de participação das equipes no jogo. Depois, solicite aos jogadores que formem um círculo no chão ou ao redor de uma mesa.

02) Coloque, sobre a mesma superfície, o tabuleiro, o dado e as peças “Estátua” e “Ruínas”.

03) Entregue uma peça de movimento “Exploradores” para cada grupo e solicite às equipes que posicionem sua peça próximo à entrada do labirinto. Na sequência, coloque a carta “Revelação” ao lado do tabuleiro com a imagem virada para baixo.

04) Logo após, coloque as peças “Múmia” sobre os sarcófagos do tabuleiro. A seguir, forme uma pilha com as cartas “Palavras enigmáticas” e coloque-a ao lado do labirinto com as imagens viradas para baixo .

05) Em seguida, distribua, aleatoriamente, as peças de defesa “Tábua” e “Traças” sobre as casas do tabuleiro contendo o desenho de um vaso. Depois, coloque a peça “Medalhão” sobre a sua respectiva imagem no tabuleiro.

06) Para conduzir os exploradores até à saída do labirinto, a primeira equipe deverá lançar o dado e, se cair:

  • “uma pegada”, o grupo deverá avançar uma casa;
  • “duas pegadas”, a equipe deverá avançar duas casas;
  • “Múmia”, a equipe perderá a vez e o(a) professor(a) deverá mover cada uma das peças “Múmia” uma casa em direção à saída do labirinto.

Obs.: (1) As peças de movimento não podem atravessar casas divididas por paredes. (2) Se alguma das múmias alcançar a saída, deverá ser retirada do tabuleiro.

07) Durante o jogo, as peças “Exploradores” poderão cruzar com múmias ou ter que passar por armadilhas. Para que as equipes possam enfrentar esses obstáculos, terão que coletar, durante o jogo:

  • duas peças “Tábua”;
  • até três peças “Traças”

Portanto, algumas vezes, poderá ser necessário avançar por casas do labirinto mesmo que elas não levem até à saída.

08) Quando uma peça “Explorador” cair numa casa que contenha:

  • uma múmia, a equipe deverá usar (simbolicamente) 1 peça “Traça” para distrair a múmia e fugir para a casa imediatamente à frente. Essa peça poderá ser usada uma única vez. Após, a equipe deverá deixá-la com o lado da imagem virado para baixo.
  • uma armadilha (buraco das serpentes), o grupo somente poderá avançar se tiver, pelo menos, uma peça “Tábua”. A mesma peça poderá ser usada nas armadilhas seguintes.

Obs.: Se a equipe não tiver os itens necessários para enfrentar algum dos obstáculos terá que:

  • Recuar duas casas, se alguma movimentação fizer sua peça ocupar a mesma casa de uma múmia.
  • Voltar casas, nas próximas jogadas, e coletar tábuas se tiver que cruzar uma armadilha.

09) Quando uma peça “Explorador” alcançar uma casa que possua uma peça de defesa, a equipe deverá pegar uma carta “Palavras enigmáticas” e resolver o enigma oralmente. Cada carta conterá:
a) até 4 palavras que servirão de pista para descobrir a(s) palavra(s) oculta(s);
b) traços, indicando o número de caracteres;
c) revelação de algumas letras contidas na(s) palavra(s).
Se a equipe acertar, poderá ficar com a peça. Caso contrário, deverá colocar a carta no final do baralho e passar a vez.

Obs.: As cartas “Palavras enigmáticas” abordam conteúdos da BNCC relacionados a determinado ano do ensino fundamental.

Exemplo carta “Palavra Enigmática” com conteúdo do 5º ano do Ensino Funtamental. Resposta: Politeísmo

10) A equipe que chegar em primeiro lugar na câmara secreta e tiver 2 peças “Tábua” para construir uma jangada de modo a poder atravessar o rio, vencerá o jogo.

11) A seguir, o(a) professor(a) deverá ler a carta “Revelação” e realizar a atividade proposta no item 12.

Qual será a revelação de rei?

Descubra no PDF 🙂

Valores:

Jogo em fase de pré-lançamento no valor promocional de R$ 29,90.

O jogo para o Ensino Fundamental 2 inclui um conjunto de cartas para apenas um dos anos (6º,7º,8º ou 9º anos) do Ensino Fundamental a escolha do comprador.

Caso se deseje adquirir as atividades (cartas “Palavras enigmáticas” para algum ano adicional custa R$19,90 por ano.

Forma de envio: Arquivo PDF para imprimir e montar