Publicado em

Dica de Jogo de expressão corporal

Jogo de Expressão corporal

O elemento lúdico é muito importante para que a criança se entregue de forma espontânea à aprendizagem. Por isso, o(a) professor(a) pode e deve usar esses recursos em sala de aula sempre que possível. Confira, a seguir, uma sugestão de jogo de expressão corporal para trabalhar com crianças do Ensino Fundamental I.

Jogo de expressão corporal “A História”

  1. Defina a ordem de participação dos jogadores na brincadeira.
  2. O primeiro participante deverá criar e realizar uma sequência de gestos como, por exemplo, escutar um som, abrir uma janela, levar um susto, dar uma gargalhada, dizer “sim” com a mão ou com a cabeça, pegar algo de dentro de uma gaveta, se vestir e sair correndo.
  3. O jogador seguinte deverá observar atentamente e memorizar a sequência de gestos do colega.
  4. Em seguida, deverá improvisar uma pequena história a partir das ações observadas. Nesse caso, poderia ser uma menina que escutou alguém batendo na janela do seu quarto e foi abri-la. Ao fazer isso, deu de cara com um zumbi assustador e levou um enorme susto. Entretanto, após o ocorrido, percebeu que era apenas o seu vizinho e os dois caíram na gargalhada. Ele tinha batido na janela para perguntar se ela queria participar da festa à fantasia na casa dele. Ela disse que sim e, imediatamente, pegou sua fantasia, vestiu-se e saiu correndo para festa.
  5. O jogador que inventou a história, será o próximo a criar a sequência de ações para outro improvisar uma história. E, assim, segue a brincadeira enquanto houver interesse dos participantes.