Jogo O Poder da Empatia (Arquivo Digital)

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Jogo digital para imprimir e montar destinado a trabalhar a habilidade socioemocional empatia.

Descrição

O Jogo “O Poder da Empatia” ajuda a trabalhar as habilidades socioemociais, pois desenvolve a capacidade de cooperar, lidar com regras e comunicar-se bem, além de levantar questões sobre o uso da empatia no dia a dia.

Temática

Derik e Edria acabaram de mudar de escola e esperam fazer muitos amigos. Durante a primeira semana irão se deparar com várias situações nas quais deverão agir com empatia de modo a fazer amigos. Vamos ajudá-los nessa tarefa?

Objetivo: O Jogo é colaborativo e termina quando todas as peças “Amigos” estiverem posicionadas dentro do tabuleiro.

Conheça um pouco mais do jogo assistindo ao vídeo:

Número de jogadores: a partir de 2.
Faixa etária: de 6 a 10 anos.

Utilização

  • Excelente atividade para ser utilizada com alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, pois ajuda a desenvolver  a Competência Geral nº 9 da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
  • Material de intervenção para psicopedagogos, fonoaudiólogos e profissionais de saúde em geral
  • Ótima atividade lúdica para os pais que desejam ajudar seus filhos na aprendizagem escolar, pois poderão estudar com as crianças ao mesmo tempo que todos se divertem.

Formato: arte com ilustrações profissionais. O arquivo contém instruções de montagem e ensina o jogo passo a passo. Composto de 3 páginas em formato A4.

Jogo digital enviado por email para imprimir e montar.

ENVIO IMEDIATO após a confirmação do pagamento.

Como jogar

  1. Coloque, sobre a mesa ou no chão, o tabuleiro, as peças “Amigos” e o dado.
  2.  Defina a ordem de participação dos jogadores.
  3. Conte a temática do jogo e pergunte se as crianças sabem o que significa “empatia”. Logo após, peça para o primeiro participante (ou grupo) escolher um dos números do tabuleiro.
  4. Procure o número na folha “Situações/problema”. Logo após, leia a situação e as alternativas para os jogadores. Em seguida, peça para o jogador dizer qual das alternativas indica uma atitude que demonstra empatia em relação a situação. O grupo pode ajudar.
  5. Se a criança acertar, ela poderá lançar o dado que definirá a atitude escolhida pelos personagens do jogo.
  6. Se, ao lançar o dado, cair:
    * o desenho do “Coração” significa que os personagens agiram com empatia perante a situação e o jogador poderá escolher uma das peças “Amigos” e colocar sobre o número anteriormente escolhido.
    * sem coração, os personagens não agiram com empatia e acorrerá uma das seguintes situações:
    a) uma peça “Amigo” deverá ser retirada do tabuleiro.
    b) se não tiver nenhuma peça “Amigo” dentro do tabuleiro, o jogador deverá passar a vez.
  7. E, assim, segue o jogo até que os personagens tenham conseguido , através de atitudes de empatia, se tornar amigos de todos.

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